Vamos falar sobre o Dragão Mínimo Viável (DMV)

Se você quer fazer um jogo, este é um conceito que você precisa dominar.

Felipe Fernandes
3 min readFeb 23, 2024

Imagine isso: Você está sentado em uma taverna com alguns outros aventureiros de nível 1, e você diz, “Nós deveríamos matar um dragão!”

Primeiramente, eu adoro esse entusiasmo, audácia e senso de aventura. Continue assim, e um dia você será um matador de dragões.

É exatamente isso que vejo e por que eu oriento novos desenvolvedores de jogos independentes e estúdios indie.

Mas, enquanto você acena de maneira confiante para os outros novatos aventureiros ao redor da mesa, surge a incômoda pergunta, “Como, exatamente, vamos matar o dragão?” (Em outras palavras, fazer um jogo de sucesso, obviamente).

Sem entrar nos detalhes do processo longo e complicado que é aventurar-se até Erebor para enfrentar Smaug, ou lançar literalmente qualquer coisa que valha a pena no Steam/Epic/App-store de sua escolha, eu primeiro o encorajaria a considerar esta questão fundamental:

“De que tamanho precisa ser o dragão que realmente precisamos matar para sermos temidos matadores de dragões?” (Criadores de sucesso de jogos).

É aqui que entra o Dragão Viável Mínimo (DVM). Quero dizer, quantos dos seus amigos e familiares já mataram um dragão de qualquer tamanho? Mesmo matar um dragão bem pequeno é uma grande realização, e se feito bem pode levar a muitas mais oportunidades de matar dragões maiores.

Pense em AAA como Smaug. Erebor está a muitos anos de distância, porque você não tem águias gigantes (financiamento) para te levar até lá. Mesmo se vocês se mantiverem juntos na jornada de vários anos, você e seu corajoso bando de aventureiros não matarão Smaug. Smaug vai se virar no sono e te matar acidentalmente. Smaug é um grandalhão.

AA? Talvez. Estou sem referências de dragões (só tenho Smaug porque acabei de maratonar a série Hobbit de novo). Mas você tem que manter um grupo dedicado de aventureiros juntos por vários anos para localizar e matar um dragão de tamanho médio. Eles ainda soltam fogo, e ainda têm armadura quase perfeita (padrões de qualidade).

Então vamos falar de um menor. Se você matar um dragão barbudo, você é um matador de dragões? Eles têm cerca de trinta centímetros de comprimento e têm escamas, cauda e pequenos pés com garras… (por favor, não mate um na vida real. Eu costumava ter um e eles são fofos e amigáveis.) Acho que a maioria das pessoas concordaria, isso não é suficiente para ser um aventureiro temido. Parece uma prática fácil. Vamos chamar isso de game jam — tipo certo de ação, mas tamanho insuficiente para contar.

Game jams não são um Dragão Mínimo Viável.

Então o que É um DMV?

Resposta: QUALQUER COISA QUE VOCÊ E SUA EQUIPE POSSAM MATAR EM 6 MESES

  • Uma aventura de seis meses é um empreendimento sério. A maioria dos hobbits nunca tentaria isso, com ou sem um dragão no final.
  • Se você pode manter uma equipe (rebanho de gatos) junta e trabalhando em direção a QUALQUER objetivo por seis meses, você realizou algo.
  • Se você tem um plano, trabalha duro, permanece eficiente e não se distrai com dragões maiores, você pode derrubar algo bastante impressionante em seis meses.

E então você é um verdadeiro matador de dragões. Avante para dragões maiores. E aí, como tá a vida de matador de dragões? Vamo trocar uma idéia?

Esse artigo é uma tradução adaptada do post do Joel Balyeat, Sr. Technical Manager da Call of Duty/Activision — Post original

--

--

Felipe Fernandes

Pai do Bento, Líder do Code Club Brasil e Agile Coach na Gazeus. Atitudes positivas e a educação são a chave para desenvolvermos um futuro melhor.